O crescimento de ataques cibernéticos por conta do home durante a pandemia, começou a gerar preocupação entre as empresas.

Com o avanço da pandemia, diversas empresas investiram em home office, mas não sabiam que poderiam estar gerando problemas relacionados a cyber segurança. O trabalho remoto e o aumento no uso da internet foram os principais fatores para que os crimes cibernéticos crescessem em cerca de 300% na pandemia. Podemos citar também que neste último ano tivemos registros de ataques a sistemas de órgãos do Judiciário e do governo federal, como Supremo Tribunal Federal (STF)Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Ministério da Saúde. Assunto chegou, inclusive, a ser discutido na CPI da Covid no Senado Federal. Após a série de ataques virtuais aos sistemas do governo federal, o presidente Jair Bolsonaro sancionou no dia 28 de maio de 2021, a lei que torna mais rigorosas as punições para crimes cibernéticos.

Segundo um levantamento feito pela EY, oito em cada dez entrevistados afirmam que suas empresas sofreram algum impacto negativo em suas operações, principalmente o phishing, citado por 69% dos entrevistados e que consiste na tentativa de fraude para roubar dados como senhas de bancos, por exemplo). Também foram destacados o malware, citado por 54% dos entrevistados e que envolve roubo de dados e danificação de dispositivos, e os ataques de negação de serviço (59%).

Podemos afirmar que após este cenário, a segurança da informação será prioridade no pós-pandemia. O assunto vem tendo grande visibilidade e deve estar cada vez mais presente no dia a dia das organizações, considerando todos os fatores que aumentam o risco de segurança cibernética, esses danos podem resultar em um montante de mais de US $ 6 trilhões em todo o mundo. Estudos indicam que até 2022, quase todos os ataques digitais provavelmente serão decorrentes de falhas humanas ou configurações incorretas de clientes.

Logo, a segurança digital é a estratégia principal para prevenir ataques e garantir a proteção das aplicações e de dados pessoais através de soluções robustas de cibersegurança.

Se você quer identificar se o seu sistema possui alguma falha ou vulnerabilidade que possa resultar em uma invasão e roubo dos seus dados conheça nosso Scan Inteligente : SmartScan – Saiba mais

$current_language_code = apply_filters( 'wpml_current_language', null ); alert($current_language_code); function alert($msg) { echo ""; }