A Contrainteligência e a Inteligência formam o que conceitualmente se chama de Atividade de Inteligência.

A Atividade de Inteligência sustentada por estes dois pilares, a Contrainteligência e a Inteligência, tem como o seu principal propósito assessorar o decisor no processo de tomada de decisão sobre um determinado assunto ou negócio.

A Inteligência corresponde ao processo de coleta de dados que sofrem um processo de análise, normalmente realizado por um especialista naquele assunto, que culmina na produção de um “Conhecimento”, como, por exemplo, uma Análise da Conjuntura sobre um determinado assunto, em um determinado período de tempo. Uma boa análise de inteligência e de contrainteligência é aquela desprovida de opiniões pessoais, de categorização e de preconceitos, e que se destina a relatar fatos de forma argumentada a fim de apontar tendências sobre o assunto em observação.

A Contrainteligência se presta a assessorar a liderança nos assuntos afetos à Segurança do negócio, com o propósito de assegurar a proteção dos ativos tangíveis e intangíveis da organização.

A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), que representa o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), define Contrainteligência[1] como:

“A Contrainteligência tem como atribuições a produção de conhecimentos e a realização de ações voltadas para a proteção de dados, conhecimentos, infraestruturas críticas – comunicações, transportes, tecnologias de informação – e outros ativos sensíveis e sigilosos de interesse do Estado e da sociedade.

O trabalho desenvolvido pela Contrainteligência tem foco na defesa contra ameaças como a espionagem, a sabotagem, o vazamento de informações e o terrorismo. Podem ser patrocinadas por instituições, grupos ou governos estrangeiros.”

A SMARTCYBER é uma empresa pioneira em oferecer serviços de Contrainteligência Corporativa para o mercado.

Leitura recomendada:

“Vulnerabilidades do Brasil: Inteligência e Contrainteligência”

Autor: TITO GEOPOLÍTICA


[1] Disponível em: https://www.gov.br/abin/pt-br/assuntos/inteligencia-e-contrainteligencia/contrainteligencia

https://www.atitoxavier.com/post/s%C3%A9rie-vulnerabilidades-do-brasil-intelig%C3%AAncia-e-contraintelig%C3%AAncia

$current_language_code = apply_filters( 'wpml_current_language', null ); alert($current_language_code); function alert($msg) { echo ""; }